"Para de cobrar das pessoas! Quem precisa de mudar é você!"

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Distração

Se não mantivermos o foco, facilmente nos distraímos.
O mundo tem todo tipo de chamariz, e a cada estação estamos preocupados com algo.
Fazemos um propósito, iniciamos a seguir, porém logo interrompemos e não temos perseverança, muito menos a vaga lembrança.

Em momentos de claridade na vida, percebemos o que é verdadeiro, real e importante:  Deus, a oração, família, amigos, trabalho, crescer, dedicação. Pode ser que nem tudo faça sentido nesse elenco, então vou exemplificar.

Deus é nossa primazia, nosso foco principal, e "tudo nos vem em acréscimo" (Mt 6, 33). É muito comum num momento de oração forte, num retiro, termos um encontro e sentir que Ele é o principal de nossa vida, e aí nos comprometemos a orar mais e com constância, a rezar o terço, ler a bíblia, ir à missa e etc. Creio que esse é o caso de distração mais comum, passo a vida inteira lutando com isso, uma coisinha de cada vez. No momento, já alcancei constância em várias coisas, mas ainda falta muito. É bom que sempre falte! Se convença de que nunca estará "à altura de Deus", que Ele entende isso, e que a tua vida é uma constante ida rumo ao Seu encontro. 

Com a caminhada na igreja, percebemos que precisamos nos voltar para a nossa família, que eles são importantes, que precisamos evangelizá-los e que muitas vezes somos a única ponte com Deus que terão. [Espero que todos na caminhada já tenham percebido isso!!] E aí nos dedicamos mais, começamos a amar todo mundo, até as primeiras discussões e desentendimentos novamente. E você precisa voltar-se para a misericórdia de Deus, para olhar como Ele e perceber que todos somos humanos, e que somos amados pelo Pai além de nossos defeitos. Precisa perseverar.

Os amigos entram na mesma jogada, aqueles que são de infância, os novatos, todo mundo que precisa de você e de Deus você tá abraçando, amando, suportando e rezando. Até que você se sente estepe, bobo, jogado, fraco, e quer mandar todo mundo se catar e viver sozinho. Menos mimimi e mais confiança em Deus. "Maldito o homem que confia em outro homem, e aparta seu coração do Senhor" (Jr 17, 5)

Mas e o trabalho? O trabalho é dignidade do homem, e Deus deseja que sejamos bons no que fazemos, que façamos para os outros como se fizéssemos para Ele. Pena que as vezes vem uns desavisados - até mesmo religiosos - que não entendem isso, e descrevem o trabalho como menosprezo para o homem "você vai para o trabalho, vende 8h do seu dia pro seu patrão, e chega em casa de saco cheio" (prefiro não referenciar a frase). E você se distrai com os colegas que não trabalham bem, com o chefe injusto, com o sistema público desonesto. Mas não se distraia: você é luz, você tem Deus. 

Crescer é avançar onde você estiver, é desejar mais sim, mas nunca fora de Deus. É não se distrair com um crescimento desordenado, mas não se distrair com as coisinhas por aí que te impedem de crescer. Pode ser financeiramente, espiritualmente, academicamente, pessoalmente. Isso é uma implicação ruim em todos os aspectos de nossa vida. "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto." (Jo 12, 24)

É preciso enraizar. E para isso, é preciso identificar o que está nos roubando de Deus. O que tem tomado tanto o meu tempo, consumido minha atenção? Só tomando consciência disso, poderemos voltar ao Pai, e então, retomar. Sem "auto-julgamento demais", muito menos "auto-piedade". Realista, ciente de suas limitações, mas com toda a esperança do mundo, porque cremos na misericórdia de Deus.E então, reiniciar a intimidade, a proximidade com Deus.

Então, vamos aos fatos. É o celular que distrai você? Ficamos vidrados na tela mesmo estando numa roda de amigos, na mesa do jantar de família... ou ele te impede de estudar, rezar. Faça um comparativo: pra rezar o terço tarde da noite, porque chegou cansado, você dorme, ou dá preguiça, mas fica até tarde da noite nas redes sociais. Você esquece de ler a liturgia diária, mesmo já existindo vários aplicativos pra isso, mas não está desatualizado do facebook.
Talvez já fomos vacinados para a escravidão do celular. Mas e as séries? O tal do netflix? Vira vício.

E você vê escapar entre os dedos aquela prova, não alcançou a nota, porque você se distraiu demais! Deixou de chamar pessoas importantes no whatsapp, ou melhor, ligar, porque se perdeu nos grupos e vídeos. As vezes você esquece tarefas importantes, e quando pensa pra onde foi seu cérebro, lembra que ele andou o dia ansioso rindo de bobagens na internet.

Quanta falta faz as pessoas se verem sem os celulares na mão, contar coisas olhando no olho, desejar a companhia física.
Vamos voltar ao arcaico, ao mano a mano, porque na época de Jesus Ele falava na cara, ele sabia ler não só pensamento, mas o olhar, o gesto. Será que sabemos "ler" as pessoas como tínhamos a capacidade de fazer?
Sinto sufocante a ditadura de estar automaticamente abrindo o face toda hora, o instagram, o whatsapp. Quero a liberdade, não estar presa a nada.

Proponha-se um desafio: uma vez por dia, ou nada disso, enquanto estiver para alcançar uma meta.
Seja diferente. Leia um livro, faça palavras cruzadas - mas não se vicie em nada. Quebre os paradigmas e fuja da alienação, tão útil para nos manter "não-pensantes" e longe, longe dos pensamentos de Deus.
Eu começo agora.

Nenhum comentário: