"Para de cobrar das pessoas! Quem precisa de mudar é você!"

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Sozinho


Somos sozinhos no mundo.

Percebemos isso cedo na vida, mas aceitar mesmo demonstra maturidade.
Antes disso, você se revolta com a ideia, sooooofre na solidão e sente a maior pena de si mesmo. Fica pensando que é um pobre coitado porque ninguém entende você.

Depois de algumas coisas passadas na vida: decepções, fossas, voltas por cima, revoltas positivas que te levam a pensar um pouco mais em si algumas vezes e um certo caminho de oração, além de muita misericórdia divina sobre nossas feridas interiores, somos capazes de aceitar que as pessoas são diferentes de nós, e isso sempre vai nos trazer um pouco de solidão. Em maior ou menor grau.
 
Encontrar com Deus traz paz, e acho que por isso Jesus falava tanto de paz; neste caso é a paz de "somos diferentes, ninguém me entende completamente, mas, 'de boas', porque Deus me entende e isso é a coisa mais importante e consoladora do mundo". É isso.

Aquela pressão externa de que você tem que ser entendido, acolhido, amado e até chamegado acaba; tudo bem ser diferente e se sentir só de vez em quando. Nessas horas de deserto já conseguimos ter lembranças de quantas pessoas se identificam conosco, quantas companhias temos em diversas coisas, quantas vezes Deus foi cuidadoso conosco (percebemos pouco porque Ele é sempre) e essas coisas tão pequenas também trazem paz.

Aceitar essas diferenças também traz a maior capacidade de compreender o outro. Outra coisa que liberta! Não ficar pensando e matutando que o coleguinha ali está planejando a vida dele baseada na minha, pra me ferir, ou pelo contrário, é areia demais pra se importar comigo. Não é isso: ele também se sente só e às vezes pensa totalmente diferente de mim.

Não consigo explicar bem no papel a grande diferença que sinto agora. Antes eu matava e morria por me sentir assim, e hoje eu consigo respirar fundo e compreender.
Quanta, mas quanta diferença isso faz na minha vida.

Graças ao bom Deus que é sempre rico em misericórdia!


(procurando uma imagem para ilustrar o post, achei essa frase maravilhosa do Papa Bento XVI. Sem palavras para agradecer ao Espírito Santo!!!)

Nenhum comentário: